Spirale

A espiral é a essência do mistério da vida. O ponto de partida também é o ponto de chegada, trazendo-nos a questão do retornar sempre, reencontrar-se e se renovar. Renovação é uma palavra-chave na arquitetura, pois o processo criativo também se dá em uma espiral. A criação permite sair de um ponto conhecido para o desconhecido, e este movimento dá à arquitetura a possibilidade de gerar novos e inusitados ambientes construídos, sempre em estreita ligação com o meio em que vivemos.

A Spirale Arquitetura e Soluções Sustentáveis é uma empresa especializada em projetos e obras que incorporem princípios de sustentabilidade, como estratégias bioclimáticas, eficiência energética e uso de materiais renováveis como a madeira. Com este conceito, foram concebidas e construídas inúmeras edificações com uso de madeira maciça roliça e serrada, bem como painéis autoportantes e sistemas estruturais em madeira laminada colada.

Nossa equipe tem experimentado inúmeras possibilidades construtivas com a madeira, desde grandes vãos em madeira laminada colada, edifícios não residenciais de até 03 pavimentos em madeira roliça, arcos treliçados para pontes e sistemas pré-fabricados para implantação em regiões remotas. Destaque especial é dado à arquitetura destinada a áreas de proteção natural, onde a presença da madeira como principal material construtivo se harmoniza com os ambientes circundantes e contribui para minimizar o impacto da ocupação humana nestes locais.

Em um país onde cerca de metade de seu território ainda é uma floresta em pé, acreditamos que o uso racional e inovador das estruturas e sistemas construtivos de madeira, aliado aos materiais tradicionais como concreto, aço e alumínio, é uma das melhores formas de desfrutar da presença deste material nos ambientes em que vivemos e de garantir a valorização e manutenção de nossos produtos florestais para as próximas gerações.

Catharina Cavalcante de Macêdo
Arquiteta e Urbanista, UFAL.
Mestre em Construção Civil com ênfase em Conforto Ambiental, UFSC.
Consultora de Sustentabilidade do Sebrae.
Professora de arquitetura e urbanismo da UNIEURO.
Professora de pós-graduação do IPOG.

Juliana Saiter Garrocho
Arquiteta e Urbanista, UFES.
Mestre em Paisagem, Ambiente e Sustentabilidade, UNB.
Professora de pós-graduação do IPOG.

Consultores

Wagner Pangoni
Arquiteto e Urbanista, UNIUB.
Especialista em Sustentabilidade, UNB.
Especialista em Teoria e Prática de Projeto Arquitetônico, UNIFRAN.
Consultor de Sustentabilidade do Sebrae.
Professor de arquitetura e urbanismo da UNIEURO e UCB.

Débora Felix Ikeda
Arquiteta e Urbanista.
Especialista em Sustentabilidade, UNB.
Mestre em Paisagem, Ambiente e Sustentabilidade, UNB.
Consultora de Sustentabilidade do Sebrae.
Professora de arquitetura e urbanismo da CEUB.
Professora de pós-graduação do IPOG.



Gostou? Compartilhe!!!