Viagem Técnica: Inscreva-se! Intercâmbio vai levar arquitetos e engenheiros para conhecer técnicas de construção em madeira no Chile

Com o objetivo de levar arquitetos e engenheiros para conhecer técnicas de alta tecnologia de construção em madeira, o WWF-Brasil e a Spirale Arquitetura promovem, de 3 a 9 de setembro de 2017, um intercâmbio para Santiago, no Chile.

O WWF-Brasil entende que o uso responsável da madeira na construção pode ajudar na gestão e conservação das florestas brasileiras; auxiliar na manutenção da biodiversidade e ser uma ferramenta no combate aos prejuízos causados pelas mudanças climáticas – a madeira estoca carbono que seria lançado na atmosfera e agravaria os problemas climáticos existentes hoje.

Além disso, utilizada da maneira adequada, a madeira reduz o tempo de construção; promove a diminuição do tempo e de resíduos no canteiro de obras e dá efeito visual diferenciado às estruturas que compõe. Ela também é um material mais leve e de fácil manuseio.

Programação

Segundo a programação divulgada pelos organizadores, no primeiro dia estão previstas uma palestra no escritório de Martin Hurtado, um dos mais famosos arquitetos do mundo a advogar pelo uso da madeira em construções; além de um city tour arquitetônico em Santiago, sugerido pelo próprio arquiteto – e com visitas programadas a locais como Centro Cultural Moneda, Matucana 100, Centro Nave, Campus San Joaquín, Torres Siamesas e o Centro de Inovação.

As obras projetadas por Martin, que usam a madeira de forma arrojada e sustentável em suas estruturas, são as atrações principais do roteiro – como o Greenvic Packing, a Vinícola Almaviva e o vinhedo Perez Cruz. O intercâmbio também prevê momentos de visitas a outras vinícolas especiais e uma visita ao Valle Nevado, uma das maiores estações de esqui da América do Sul.

Novo passo

De acordo com o analista de conservação do WWF-Brasil, Ricardo Russo, o intercâmbio é um novo passo para o Programa Madeira é Legal – uma iniciativa liderada pela organização socioambiental que promove o uso responsável da madeira na construção civil.

“Ao longo dos anos, promovemos palestraslançamos livros e aplicativos, fizemos cursos, participamos de feiras e construímos algumas coisas. Mas essa é a primeira vez que vamos levar profissionais para conhecer um grande arquiteto e visitar grandes experiências feitas em outro país. Estamos muito empolgados com os resultados que podem surgir dessas conversas e interações” disse Ricardo.

Para uma das coordenadoras do intercâmbio, Catharina Macedo, da Spirale  Arquitetura (www.spirale.arq.br), as visitas técnicas vão impressionar os participantes.

“Acreditamos que conhecer as diversas possibilidades tecnológicas, estruturais e estéticas da madeira servirá de inspiração e será um diferencial para os profissionais que desejam trabalhar com uma arquitetura mais sustentável no Brasil”, afirmou.Catharina lembrou ainda que o Chile é considerado um país-referência em construções que utilizam alta tecnologia e madeira; e que Martin Hurtado é um arquiteto renomado mundialmente e vencedor de diversos concursos usando propostas de uso da madeira.

Inscrições

O intercâmbio é aberto a qualquer profissional interessado, que deve efetuar sua inscrição junto a um dos seguintes e-mails: contato@spirale.arq.br,international@phnorth.com.br ou nacional@phnorth.com.br. O investimento é de U$ 1.980 por pessoa – cerca de R$ 6,2 mil (entrada de 20%, com o restante parcelado em até 9 vezes). As inscrições vão até o dia 5/6 e as vagas são limitadas.

Estão inclusas no pacote diversas despesas como passagens aéreas Brasília (DF) -Santiago, taxas de embarque, translado do aeroporto, hospedagem em hotel 4 estrelas (hospedagem dupla com café da manhã), guia especializado em espanhol e seguro de viagem internacional.



Gostou? Compartilhe!!!


Uma resposta para “Viagem Técnica: Inscreva-se! Intercâmbio vai levar arquitetos e engenheiros para conhecer técnicas de construção em madeira no Chile”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*