Redução de Desperdício: SPIRALE realiza consultoria para Reformulação da Metodologia SEBRAE de Redução de Desperdício

 A Metodologia SEBRAE Cinco menos que são Mais – Redução de Desperdício foi desenvolvida para as Micro e Pequenas Empresas do comércio, da indústria, dos serviços e da agroindústria, participantes de cadeias produtivas e arranjos produtivos locais, engajadas nas ações do SEBRAE e cujas atividades envolvem aspectos e impactos ambientais negativos.

Na formulação da Metodologia, foi considerada que a questão ambiental já faz parte de qualquer tipo negócio e independe do porte da Empresa. Na geração de resíduo, por exemplo, a empresa está perdendo matéria-prima, pela qual já pagou. Este resíduo poderia ser reduzido minimizado, em vez de causar poluição, reduzindo custos e tornando a Empresa mais competitiva.

Diferente de empresas de grande porte, as Micro e Pequenas Empresas geralmente apresentam maiores dificuldades em adotar procedimentos de controle ambiental, pois possuem: pequeno aporte de capital inicial, capital de giro limitado e pouca atenção as técnicas de gestão empresarial. Esses aspectos as tornam vulneráveis e pouco receptivas a procedimentos relacionados ao controle ambiental de seu empreendimento.

Em geral, quando analisadas individualmente as MPEs geram relativamente pequeno impacto ambiental, mas se considerados no conjunto do arranjo produtivo ou em toda a cadeia de produção, são passíveis de gerar danos ambientais significativos, equivalentes aos de uma grande indústria de transformação.

O uso de ferramentas adequadas de gestão ambiental é o marco inicial para que as empresas/corporações integrem seus aspectos ambientais às suas operações. As ferramentas para assegurar atenção sistemática e atingir a política ambiental e seus objetivos ambientais incluem, entre outras, ferramentas de gestão ambiental, como é o caso da Metodologia SEBRAE Cinco menos que são Mais – Redução de Desperdício, que esta sendo reformulada para atender aos Referenciais Educacionais do SEBRAE.

Sobre a Metodologia SEBRAE de Redução de Desperdício: http://www.sebrae.com.br/momento/quero-melhorar-minha-empresa/utilize-as-ferramentas/conceito/conceito/integra_bia/ident_unico/13679

Tags:
0 Points